Apesar de ter divulgado, por várias vezes, esta comenda insólita, fica sempre alguma coisa por dizer como, por exemplo, é a única no Monte de Roques (Santinho), não conheço outra, com as iniciais das freguesias que delimita.
Foto 1; aspeto geral da comenda (marco) em questão, onde pode ler-se a inicial "M", refere-se a Mujães.
Foto 2; o "S" de Subportela, com uma cruz gravada na parte superior do marco, a alertar de que tem as funçoes de uma comenda e que, como as iniciais, foi talhada de forma tosca.
Foto 3, e para não fugir à regra, as iniciais de"VP", Vila de Punhe, tinham que ser mais, muito mais toscas que o resto, para não dizer, sem pés nem cabeça ...costumava dizer, em crónicas anteriores, quem as talhou deveria ter andado na antiga escola (casa) do Carióca, Lugar de Arques (onde nasci). Comenda como esta, com as iniciais das freguesias que delimita, é única no Monte de Roques (Santinho).
Foto 4; comenda que tem as caraterísticas da foto1; distantes, uma da outra, de cerca de mil metros, e apesar de não ter iniciais, está a delimitar as freguesias de Vila Franca, Subportela e Vila de Punhe.
Por aqui se vê, quem diz que o geodésico (Marco Branco) delimita entre outras, a freguesia de Mujães, faria melhor abster-se (tão grande é o disparate), para não ferir a lindíssima ancestraldade deste maravilhoso monte.
Tento valorizar, através de fotografias, fatos verídicos do Monte de Roques (Santinho).
Como eu, regale-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário