quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Casa/Quinta da Bouça foi parte dos meus brinquedos

Casa/Quinta da Bouça, Lugar de Arques, sopé do Monte de Roques (Santinho), atualmente virada para  turismo rural de grande qualidade, foi parte dos meus brinquedos.
Então é assim: há 6 décadas atrás, com cerca de 10 anos de idade, entrei,  a partir da estrada medieval, ou seja, pelas traseiras da bouça, para sacar um ninho de falcão, num enorme pinheiro. 
Ao chegar cá baixo, com as crias na «abada», oiço detrás de mim, numa voz calma: - «volta a ir pô-los onde estavam»; era o Manuel Barbosa, vulgo «Manel do Xiteiro», filho do caseiro da referida Casa/Quinta. 
Trepei novamente, «vaiado», desta vez, por estridentes ameaças dos pais das crias, que me queriam matar. Depois de missão cumprida voltei a descer, só que, o «Manel», já se tinha ido embora ...fiquei surpreendido, pois que pensei que ia levar uma tareia. O certo é que, desde então, ficamos amigos para sempre.
Curioso por natureza, há uns 22 anos atrás, já tinha voltado de França, quis saber o motivo de ele não me ter batido ...e sempre de voz calma disse: - «não ia bater numa criança; tiveste muita coragem, não mostraste medo ...mas não te devia ter obrigado a  levá-los lá cima, podias ter caído, o que teria  sido p'ra mim, uma enorme responsabilidade» ...reparei que estava com  lágrimas nos olhos. Fiquei muito sensibilizado e sem saber o que dizer.
Há sensivelmente 15 anos, João, filho da Dª Branquinha, parou o carro, na Rua da Portela, junto à viragem para o Lugar de Arques e, consequentemente, também, para a Casa/Quinta da Bouça, pela Rua Abreu Teixeira,  parou o carro, dizia eu, a mãe queria falar comigo: -«o meu filho entrega-me sempre os jornais que deixa na caixa do correio ...gosto da forma como escreve ...não pare», disse.
Perante tanta humildade de pessoas distintas, ou seja, o filho do caseiro, e a adorável Dª Branquinha,  proprietária, nessa altura (salvo erro), da Casa/Quinta da Bouça, deveria haver, para «muito boa gente» espaço de refleção e, ainda melhor, se pudesse servir de exemplo.
Na 1ª foto, pode ver-se, bonito falcão, foto tirada, justamente, quando, há umas semanas atrás, sobrevoava a bonita Casa/Quinta da Bouça. Note-se que estas belas aves dominam o verdejante Monte de Roques (Santinho) ...e já era assim quando, há pouco mais de 6 décadas atrás, lhes tentei sacar o ninho.
Cá está mais um naco da minha vida, e como nascem grandes amizades.
Quando ligo o cmputador, aparece a  foto com o Falcão ...mais um amigo.

   










Sem comentários:

Enviar um comentário